https://vaicomelas.com/
Uncategorized

Primeira viagem de avião: o que você precisa saber antes da sua primeira viagem de avião

Nunca viajou de avião e não faz ideia de como as coisas funcionam num aeroporto?
Fica tranquilo, todo mundo que viaja de avião já passou por isso. E nesse post vamos te dar dicas pra você pegar seu primeiro voo parecendo ser um expert no assunto, sabendo todos os procedimentos do embarque. Vem comigo?

Aeroportos são bem maiores e mais complexos que rodoviárias, e isso pode assustar um pouco os viajantes, mas ideia dos dois é a mesma: Antes de embarcar você precisa apresentar seus documentos e a passagem.

O primeiro de tudo

Antes de mais nada você precisa saber que o sistema de checagem nos aeroportos é bem demorado e alguns aeroportos são tão grandes que pode levar muito tempo para chegar de um lugar até o outro, então para que você não corra o risco de perder seu voo aconselhamos que você chegue no aeroporto pelo menos 2 horas antes da partida em voos nacionais e 3 horas em voos internacionais.

Todo o procedimento para voar começa pelo check- in, ele serve para confirmar o seu lugar no voo e é fundamental para que você possa viajar. Também é no check-in que você escolhe ou valida a escolha do seu assento, caso já tenha selecionado no momento da compra da passagem.

Como fazer o check-in

Existe mais de uma forma para você realizar o seu check-in…

A opção mais tradicional é nos balcões de check-in da companhia aérea, onde você confirma a viagem e despacha suas malas.

Outra opção, usada geralmente por quem não tem bagagem pra despachar, são os totens.

E uma forma onde você economiza tempo e evita filas, é fazer seu check-in online. Aqui ele pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo oficial da companhia aérea.
Algumas companhias aéreas também oferecem formas diferentes de fazer o check-in, como por SMS e até pelo Twitter. Por isso vale dar uma conferida no site da companhia para garantir que você consiga fazer o seu check-in a tempo, independente da forma.

BALCÃO DA CIA

Chegando no aeroporto siga as placas que levam para o check-in, lá os balcões ficam separados por companhia aérea, dai tem as cores características de cada uma delas e fica bem fácil pra entrar na fila certa.

Caso tenha dificuldade para encontrar, vá até um balcão de informação, eles ficam em lugares estratégicos de fácil visualização.

Indicamos essa forma de check-in para os mais inseguros e que precisam de uma forcinha no inicio da viagem, porque aqui o check-in será todo feito por um funcionário da empresa.

Com seu documento com foto em mãos (passaporte em caso de viagem internacional), apresente junto com a passagem impressa ou o código da reserva, geralmente o código localizador (aqueles 6 dígitos sem sentido) já é suficiente.

Se você tiver bagagem para despachar entregue para o atendente pesar e enviar para o avião.
Lembrando que sua mala despachada por pesar até 23Kg e medir 158cm somando todos os lados em voos nacionais, em voos internacionais a regra é 2 malas de até 32Kg, mas há várias exceções, então antes de fazer as malas confira no bilhete qual regra se aplica ao seu voo.
Evite despachar malas pequenas, prefira levar junto com você no voo. Porque você vai perder muito tempo pra recuperar ela na esteira na hora do desembarque.

Assim que tudo for conferido pelo atendente, ele vai te entregar o cartão de embarque, com todas as informações do seu voo. Esse papelzinho que parece uma notinha de supermercado é  o que você precisa para passar pelo portão de embarque e entrar no avião. Guarde junto com seu documento em um bolso ou qualquer lugar de fácil acesso.
Se você for despachar bagagem também receberá um ticket por cada bagagem despachada, ele serve para você poder fazer qualquer reclamação se houver algum extravio ou dano com a sua bagagem, então guarde ele bem até estar com suas malas em mão novamente.

TOTEM

Já pra quem vai voar só com a mala de mão os totens de autoatendimento são a opção mais indicada. Já que você evita passar pelos balcões de atendimento de uma vez por todas.

Essas máquinas geralmente ficam bem em frente aos balcões de embarque de cada companhia.

Para usar é muito simples, você vai precisar das mesmas coisas que no atendimento no balcão: o documento com foto (passaporte em caso de viagem internacional) e o código da reserva.

Dai você vai preencher seus dados conforme for solicitado pela máquina, o processo é bem intuitivo, você digita:
– O código da reserva
– O número de documento
– Se participar de programas de milhagem, você coloca seu número
– Concorda com os termos de segurança
– Escolhe o assento.

No final do procedimento, o totem vai imprimir o mesmo papelzinho pra você guardar (o cartão de embarque, no caso)

O seu cartão de embarque vai sair automaticamente e se necessário os comprovantes da bagagem a ser despachada. Caso não tenha bagagem para despachar, você não precisa passar pelo balcão de atendimento.

Já que é a sua primeira vez fazendo isso, você pode encontrar algumas dificuldades, é bem normal… Afinal tecnologia sempre prega algumas peças 😉 Mas a boa notícia é normalmente os funcionários da companhia ficam próximos aos totens, dai é só pedir um auxilio porque eles são craques nisso!

ONLINE

Pra se livrar totalmente das filas de check-in, fazer online é a melhor opção. Você pode fazer da comodidade da sua casa ou no celular, economiza tempo e ainda chega preparado no aeroporto com todas as informações do seu voo e evita qualquer atraso desse tipo.
Companhias aéreas como a Ryanair, Wizz Air ou EasyJet são conhecidas por serem low cost, então se você em algum momento for voar com elas tome cuidado, a recomendação é sempre fazer o check-in online, porque se você deixar pra fazer no aeroporto vai ter que pagar taxas adicionais.

Você pode fazer seu check-in online até 48h horas antes do embarque, dependendo da companhia aérea.

SITE 

Para fazer o check-in pelo site da companhia aérea você também vai precisar estar com seu documento e código da reserva em mãos. Em voos internacionais as companhias podem pedir algumas informações adicionais para você poder entrar no país de destino. Por isso tenha seu passaporte e as informações de hospedagem por perto.

Acesse o site da companhia e procure pela opção “Check-in”, que normalmente fica bem visível na home do site.

Em seguida, basta você ir preenchendo todos os dados solicitados pela companhia aérea e voilá: Seu cartão de embarque foi gerado.

Dai você pode imprimir, salvar o arquivo, fazer um print no celular… O que você achar que seja melhor para levar com você no aeroporto.
Se você não for old school (da época do papel) e optar por levar o arquivo digital é preciso tomar alguns cuidados como: se certificar que o celular tenha bateria na hora de se apresentar no portão de embarque.

Se você tiver bagagem para despachar, vá (com seu cartão de embarque em mãos) direto ao balcão de atendimento assim que chegar no aeroporto e se livra logo daquele peso.

Caso não tenha bagagem para despachar, você não vai precisa passar pelo balcão de atendimento.

– Mas já que chegou até aqui pode passar aqui no like, já aproveita e se inscreve no canal.-

APLICATIVO

O check-in no aplicativo da companhia funciona basicamente como no site, a única coisa que difere é que você precisa baixar o aplicativo no seu celular.
O resto do procedimento é exatamente igual, você preenche seus dados e logo em seguida um cartão de embarque virtual é gerado. Salve em seu celular e apresente na hora do embarque.

Pronto, agora você já fez seu check-in e esta com o cartão de embarque em mãos.

Agora você precisa chegar até a sala de embarque, confira no seu cartão qual o portão do seu voo e dirija-se até ele.
Fique atento ao horário de embarque, que é diferente do horário de decolagem.

Para chegar até a sala de embarque você vai precisar passar pela fiscalização. É aqui que você se despede da sua família e amigos, bjbj tchau, só passa quem tem o cartão de embarque.
E é nessa hora que ficamos mais nervosos, pois além de você, todos os seus pertences também passam pelo raio-X. Lembrando que você só pode passar com uma bolsa OU mochila e uma malinha de 115cm somando todos os lados pesando até 10kg, dependendo da companhia.

Pra evitar qualquer tipo de problema o ideal é que você não use roupas e acessórios com metal, tipo relógio e cinto, os detectores de metal não perdoam nada. Se você tiver equipamento eletrônico como um notebook, vai precisar tirar da mala e passar separado no raio-X. Não ultrapasse a quantidade de líquidos… (em relação a mala, temos um vídeo que explica tudo bem certinho sobre o que é, e o que não é permitido pra você passar tranquilo na fiscalização).

Agora que você já passou pela fiscalização tá na hora de se dirigir até o portão de embarque que está no seu bilhete, onde se embarca efetivamente no avião. Mas fique atento aos telões e alto falantes, os portões de embarque mudam com certa frequência dependendo de onde as aeronaves se posicionam. Então se o avião troca de portão, já não vale o que está escrito no bilhete. Aí você pode acompanhar pelo número do seu voo, o horário e o destino.

Mas agora você já encontrou seu portão e está sentado bem na frente esperando abrir, uma fila vai se formando, os funcionários vão organizando entre idosos, pessoas com bagagem de mão, sem bagagem de mão, as vezes pelo numero do assento…

Os assentos são organizados de forma em que os números mostram qual a fileira e as letras informam qual o assento daquela fileira. Muitas vezes nas filas de espera eles deixam os passageiros das ultimas fileiras entrarem primeiro, pra evitar tumulto. Então as filas são dividas em, por exemplo: Passageiros das fileiras 1 à 15 de um lado e passageiros das fileiras 16 à 30 de outro lado.

Enfim, aqui a dica é que se você não tem bagagem de mão, você não precisa entrar nessa fila.
Os assentos são numerados, ninguém vai roubar o seu lugar, nem vai faltar assento pra você.

Você pode continuar esperando sentadinho, tomando um cafezinho.. Tá tudo certo! Só não pode perder a hora. Porque os portões fecham 15 minutos antes da decolagem e não existe nada no mundo que vai fazer eles abrirem as portas pra você, já que eles pagam uma multa bem salgada ao aeroporto se o avião atrasa pra usar a pista.

Mas se você está levando uma bagagem de mão, entre logo na fila. As vezes falta espaço no bagageiro da aeronave e daí os últimos a entrarem precisam despachar sua mala de mão e mesmo que seja de graça, você acaba perdendo muito tempo para recuperar ela na esteira. 

Pra entrar no avião você vai precisar apresentar seu documento e o cartão de embarque (aquele que parece a notinha do supermercado e você guardou em um lugar de fácil acesso ;)).

Agora sim você está pronto para entrar nesse ônibus que voa haha

É só encontrar seu assento e curtir a viagem! Aaah, e dar aquela boa cochilada sonhando com seu destino.

Nunca esqueça de chegar com antecedência ao aeroporto, as filas podem ocupar um tempo importante e comprometer o seu voo.

E já que tudo sobe, desce. Com seu voo não ia ser diferente né?!
Pra sair já é tudo mais fácil, aguarde sentado até despressurizarem o avião e abrirem as portas. Não adianta nada ser o primeiro a levantar e ir correndo pra frente da aeronave, afinal você não tem a chave para abrir a porta, não é mesmo?!

Portas abertas, foi dada a largada. Aí é só seguir o fluxo porque a maioria das pessoas vai se dirigir pra saída, exceto aquelas que vão fazer conexões. Mas em todo caso procure as placas que indiquem a saída.

Em voos internacionais, antes de pegar sua bagagem você vai ter que passar pela imigração, daí também já é bom ficar com todos os documentos necessários em mãos, tipo passaporte, voo de ida e volta, seguro saúde, carta convite, dinheiro pra todo o tempo que for ficar. Após responder todas as perguntas na imigração eles carimbam seu passaporte e você tá liberado pra ir pegar sua mala na esteira.

Mas qual esteira?

No telão de chegadas/arrivals vai ter o número do seu voo, o nome da companhia aérea, a origem do seu voo e o número da esteira onde vão ser depositadas as bagagens.
Aguarde perto da esteira até que sua mala chegue, depois de pegar sua bagagem é só ir em direção a saída.
Nos voos internacionais a saída é dividida em “nada a declarar” e “mercadorias a declarar”, normalmente na ida não temos nada a declarar, mas se voltando para o Brasil você tiver mercadorias que precisem passar pela receita federal faça isso antes que eles te peçam!

 

Passando da saída você está oficialmente no seu destino, agora é só aproveitar tudo o que o lugar tem pra oferecer!

 

Viu que nem foi tão difícil fazer sua primeira viagem de avião, não tem porque ter medo.
Espero que eu tenha te ajudado a esclarecer como funcionam os procedimentos de embarque e desembarque nos aeroportos.

Siga esses passos e vá acompanhando as informações dos telões, não tem erro.
E se bater o desespero, peça ajuda para os funcionários do aeroporto ou para outros viajantes, tenho certeza que alguém vai ficar muito feliz em te ajudar! Vai dar tudo certo.

 

Se restou alguma duvida pergunta aqui nos comentários antes de sair voando por ai 😀

 

1 Comment

Leave a Reply