Para fazer uma viagem internacional, muitos países exigem o certificado de vacinação da COVID-19. Só que essa carteirinha que você recebe no posto de saúde ou aquela carteirinha da Anvisa que comprovavam a febre amarela, não são aceitas na maioria dos países.
Mas, então, como é que eu faço para comprovar que eu já fui vacinado, e poder fazer uma viagem internacional?
Antes de começar o processo é preciso dizer que você só consegue fazer o certificado definitivo após 14 dias da vacinação competa. Ou seja, 14 dias após a segunda dose, se for o caso, né! Senão você vai ter um certificado provisório e esse certificado provisório não é válido para viagem internacional.
CONECTE SUS
Atualmente está usando o sistema do SUS para fazer a emissão do certificado. Pode ser que o Brasil, mais adiante, crie um aplicativo que é o passaporte da vacina como Estados Unidos e União Europeia criaram, mas por enquanto a comprovação da vacina de COVID está sendo feita pelo Conecte SUS.
Emitir o certificado:
1º Entra aqui no site ConecteSUS
2º Faça seu login. Caso não tenha, você pode criar sua conta digital pelo site gov.br.
3º Entrar na aba “CIDADÃO”.
4º Nessa nova página clique em “VACINAS”
5º Agora é só clicar em “Carteira de Vacinação Digital”
E foi gerado ser certificado de vacinação para Covid-19, muito simples, né?!
E esse aqui é o certificado de vacinação digital que você vai usar para viajar para o exterior. Ok?
APLICATIVO
Outras forma muito fácil de fazer isso é utilizando o aplicativo ConecteSUS, que você baixa na loja de aplicativos do seu celular.
O processo é o mesmo que o do site, o mesmo certificado que você tem pelo computador, pode acessar pelo celular. Muito prático pra ter acesso durante toda a viagem.
REGRAS DO DESTINO
A primeira coisa você precisa fazer é consultar o país que você tá indo viajar.
Você pode entrar no site de qualquer Embaixada ou Consulado e verificar quais são as exigências do país que você está indo visitar.
Cada país é de um jeito, por exemplo, a Suíça tá aceitando a carteirinha que recebemos no posto de saúde, a Espanha não. A Espanha exige o certificado do Conecte SUS.
Então depende muito do país que você vai viajar para saber também se vale esse só o QR Code do celular ou se você vai ter que imprimir o pdf que gera no site.
Muito importante você consultar isso antes de viajar OK!?
CERTIFICADO VITALÍCIO
Mais uma coisa legal é que esse certificado que não expira. Então você pode usar em muitas viagens futuras e inclusive dentro do Brasil!
Os cruzeiros, por exemplo, vão exigir esse certificado de vacinação digital na Conecte SUS. Vários estados brasileiro, já anunciaram que para shows, restaurantes, jogos esportivos e várias atividades vai ser exigido esse comprovante de vacinação.
Então é muito legal que você baixe o aplicativo do Conecte SUS, que você já vai ter o comprovante digital da sua vacinação aqui no telefone e se for necessário você pode apresentar em qualquer situação.
❗️❗️❗️ ERR0! MINHA VACINA NÃO CONSTA NO SISTEMA DO CONECTE SUS!! 😟
O que acontece: O posto de saúde ou hospital aonde você fez a sua vacina precisa ter comunicado o SUS com o seu CPF para que a sua vacina apareça no site.
O que fazer:
Você vai com essa carteirinha aqui até o posto de saúde onde você se vacinou e peça para eles inserirem os dados no sistema. Provavelmente não deu tempo ainda de inserir ou pode ter se perdido informação.
E eles pedem um prazo de 10 dias para que essa inserção seja feita. Então não deixe para tirar o certificado do Conecte SUS para viajar nos dias antes da viagem!
Assim como a validade do passaporte, você também deve ficar atento ao seu comprovante de vacinação. Se organize com o tempo porque se der algum problema dá tempo de você resolver.
Para saber mais sobre documentos para viajar pro exterior confira nosso post:
PRIMEIRA VIAGEM DE AVIÃO: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DA SUA PRIMEIRA VIAGEM DE AVIÃO
Espero que vocês tenha ajudado vocês.
Qualquer dúvida coloca aqui nos comentários, a gente sempre responde.
No Comments