Pra quem gosta de praia, pensar em ir pra Tailândia chega a dar um arrepio. É o desejo de quase todo mundo que conversamos quando o assunto é destinos desejados. E claaaaro, é o desejo de todas nós também, né?!
O Felipe Beleza, nosso parceiro que também tem um canal chamado “Beleza pelo Mundo”, já morou em 4 países diferentes do mundo, além dos outros muitos que passou em suas viagens. Um desses países foi a Tailândia e na sua passagem por lá ele teve tempo de aprender muita coisa e foi sobre isso que ele veio conversar com a gente no canal.
Ele nos deixou algumas dicas de como aproveitar ao máximo a sua ida ao país, curtindo a cultura e gastronomia sem se assustar com as diferenças culturais. Se você está planejando a sua viagem para lá, não pode deixar de verificar os passeios que o GetYourGuide oferece pelo país. São diversas opções para você viver a cultura local e se encantar com a visão de lá.
Monções na Tailândia
Pra quem não sabe, a Tailândia possui alguns períodos do ano em que as chuvas são muito intensas em algumas regiões, que são chamados de período de monções. De dezembro a abril é o único período do ano que as monções dão uma trégua, então é o melhor período para você viajar para a Tailândia. Caso esse não seja o período que está no seu planejamento, fique atento.
De setembro a dezembro, as monções acontecem na costa leste do país, onde ficam as ilhas de Ko Tao e Ko Samui. Nesse período, o mais indicado é que você vá para Ko Phi Phi, Phuket e Krabi, que ficam na costa oposta às monções do período. As três ilhas são belíssimas e as mais visitadas do país, principalmente pela proximidade e a facilidade de integrar a visita às três na mesma viagem.
De abril a setembro, a costa oeste é onde as monções acontecem. Então, as ilhas de Ko Phi Phi, Phuket e Krabi ficam irreconhecíveis, perdendo todo o encanto. As chuvas são fortes e alagam ruas, os passeios são cancelados e nada lá funciona muito bem. Então o conselho seria ir para a costa leste, nas ilhas de Ko Tao e Ko Samui ou trocar a data da sua viagem para não pegar nenhum período de monção. Afinal, ir pra Tailândia e não aproveitar as belezas naturais pode ser muito frustrante.
Templos budistas, retiros de elefantes e mulheres girafas na Tailândia
Mas nem só de mar que o país vive. A cidade de Chiang Mai fica bem ao norte do país e foi uma das experiências que o Felipe mais curtiu. Lá se concentram muitos templos budistas, retiros de elefantes que foram resgatados de maus tratos e a tribo das mulheres girafas, que são refugiadas de Myanmar devido a conflitos étnicos. Se você gosta de conhecer diferentes culturas, essa cidade tem que entrar no seu roteiro.
Desbravando Ko Phi Phi
Se você gosta de liberdade e de conhecer os lugares sem um roteiro pré-definido, à sua maneira, a viagem pode ficar bem mais interessante a bordo de uma moto. Na ilha de Ko Tao o aluguel de uma moto fica em torno de U$5/dia e não há regras sobre habilitação nem nada. Eles exploram todo o potencial turístico e por isso não impõem muitas regras que possam prejudicar o mercado.
Culinária Tailandesa
A culinária de lá também é admirável. Os pequenos restaurantes de rua expressam nitidamente a cultura local, com pratos deliciosos que podem ser apreciados em pequenas mesas no meio da calçada. Também são servidos os insetos, como aranhas, mas daí você pode escolher qual seu nível de coragem pra entrar nessa cultura.
Uma coisa bem interessante nesse país é o preço de tudo: a comida, os passeios, tudo é muito barato. E, apesar da passagem ser um pouco salgada, tudo que você quiser fazer por lá vai sair por muito menos que você espera.
Drogas na Tailândia
Outra dica muito importante que o Felipe nos deu é em relação às drogas nas ilhas. O acesso é muito fácil e é possível encontrar até mesmo em menus de restaurantes. Então, é preciso muita atenção com quem se relaciona e o que consome. Ele nos contou também que em uma das festas na ilha de Ko Phi Phi, presenciaram quando um estranho depositou uma cápsula na bebida de uma amiga. Por sorte, puderam evitar que ela consumisse, mas se você está distraído, pode se meter em algum problema.
E aí, gostou das dicas do Felipe? Ele fez uma participação no nosso canal e tem um vídeo bem legal lá. ⬇⬇⬇
Se for pra Tailândia, manda fotos pra gente contando a tua experiência.
Um abraço e até a próxima.
No Comments