Portugal é mais do que um corpinho bonito.Esse pequeno país litorâneo, tão querido pelos brasileiros, é um grande produtor de vinhos. E claro, além dos mariscos, do Bacalhau e do Pastel de Belém, você precisa provar os vinhos portugueses na sua viagem ao país. E eles não se resumem ao vinho do Porto, que é apenas um exemplar dos vinhos do pais. Nesse post, vamos falar das várias regiões vitivinícolas de Portugal.
📍Alentejo
Localizado ao sul e ocupando uma porção referente a quase um terço de Portugal, a região vitivinícola do Alentejo é caracterizada por extensas planícies ondulantes, e representa a maior parte dos vinhos elaborados no país. Além disso, essa parte do país também é conhecida pela produção de azeite de oliva. Nessa região, o solo (terroir) é composto por xisto e areia, sendo muito bom para o enraizamento das vinhas, boa drenagem e preservando a acidez natural da fruta.
Os vinhos alentejanos tem aromas intensamente frutados e paladar macio e estruturado. O legado da região fica por conta das parreiras centenárias que qualificam e valorizam os vinhos produzidos no Alentejo. As castas brancas mais abundantes ali são: Fernão Pires, Perrum, Antão Vaz, Arinto e Roupeiro. Já as tintas principais são Alfrocheiro, Alicante Bouschet, Castelão, Aragonez,Trincadeira e Touriga Nacional.
📍Algarve
Algarve tem bons vinhos além das lindíssimas praias. Essa região, ao sul de Lisboa, tem clima quente e verões longos, o que favorece o amadurecimento da uva. A influencia do mar também ajuda a dar aos vinhos brancos e roses um paladar mais fresco, e aos tintos, um aroma elegante. As uvas brancas mais encontradas são: Malvasia Fina, Síria e Arinto. Nas castas tintas estão Castelão, Negra Mole e Trincadeira.
📍Dão
O nome dessa região deriva do Rio Dão, que atravessa os pequenos lotes de vinha, cercadas por montanhas. O solo é composto por granito e tem baixa fertilidade. Entre as castas brancas estão a Cerceal, Arinto, Encruzado, Esgana Cão, Bical, Dona Branca, Malvasia Fina, Verdelho e Rabo de Ovelha. As tintas, por sua vez, são dominadas pelas Touriga Nacional, Jaen, Alfrocheiro, Tinta Roriz, Amaral, Rufete e Aragonez.
📍Douro
Essa região localizada ao norte de Portugal é caracterizada por encostas íngremes, precipitadas em direção ao rio Douro. Os terraços de vinhas contam com um solo de xisto e granito. As belas fotos de viagens que vemos de Portugal, com as videiras nas encostas, são dessa região.
Nessa região produzem-se excelentes vinhos tintos, além é claro, do famoso Vinho do Porto. (embora chamado de Port , é produzido aqui no Douro). Entre os estilos de Vinho do Porto, se destacam os jovens e frutados, como os Ruby, até os mais longevos e robustos, como os Tawny e Porto Vintage. Esse último, por exemplo, é elaborado durante as melhores safras e engarrafado depois de, pelo menos, dois anos de envelhecimento em barril.
Essa parte do país surpreende pois além de ser uma das regiões vinícolas mais importantes do mundo, ainda preserva a tradicional prensa por pisa (método que extrai o suco das uvas com os pés). As principais uvas brancas encontradas por lá são a Malvasia Fina, Côdega, Donzelinho Branco, Gouveio, Rabigato, Esgana Cão, Viosinho e Folgazão. Já as tintas são a Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca, Tinta Roriz (Aragonez), Tinta Francisca, Tinto Cão, Tinta Amarela (Trincadeira), Mourisco Tinto, Sousão, Bastardo, Rufete e Castelão.
📍Vinho Verde
Vinho Verde é a maior região produtora do noroeste do país, caracterizando-se por um clima frio e com bastante chuva. Os solos férteis e predominantemente de granito. Aqui nasceu o famoso Vinho Verde (que não é verde), um vinho branco, leve, jovem, fresco e aromático. A bebida se adéqua aos mais variados tipos de ocasião e acompanha muito bem saladas, peixes, carnes brancas, molhos cítricos, legumes, mariscos e sushi.
Fora de Portugal é comum encontrar o Vinho Verde branco, mas em Portugal, nos restaurantes e entre os habitantes da região, a rosé é a mais pedida, pois é a combinação perfeita para acompanhar as típicas sardinhas assadas.
As uvas brancas mais características são a Alvarinho, Azal, Arinto Avesso, Trajadura e Loureiro. Enquanto as tintas são as Amaral, Alvarelhão, Espadeiro, Borraçal, Rabo de Anho, Padeiro, Vinhão e Pedral.
No Comments