https://vaicomelas.com/
Bagagem Dicas Técnicas

Posso levar meu cachorro ou gato no avião?

Se você não consegue se desgrudar do seu Pet nem pra tirar férias… Saiba que os bichinhos podem sim andar de avião. Quer saber como faz pra levar eles contigo na viagem? 

Nossa dica inicial é: sempre confere com a companhia aérea sobre as regras para levar animais de estimação, cada companhia tem requisitos bem diferentes e além disso eles podem mudar. Aqui nesse vídeo, vou te falar de uma forma geral como funcionam essas regras para voos dentro do Brasil com Azul, Latam e Gol.

A primeira coisa que  você precisa fazer é avisar previamente a companhia aérea que vai levar seu animal de estimação e realizar o pagamento com antecedência para que não haja nenhum problema. No geral, cada passageiro pode levar apenas 1 pet e as companhias pedem:

  • comprovante de vacinação feita a mais de 30 dias do embarque porém, que não tenha completado 1 ano
  • um atestado de saúde emitido por um médico veterinário com no máximo 10 dias antes do embarque;
  • uma idade mínima para o seu pet poder viajar
  • ele não pode estar sedado.

Além disso você deve ir ao aeroporto com ele já dentro de uma caixa ou mala de transporte rígida ou flexível atendendo as dimensões estipuladas de cada companhia aérea.

Seu Pet pode viajar contigo na cabine ou no compartimento de carga, o que vai definir isso é o total do peso dele + o peso da caixa onde ele vai estar. Aí entram as regras específicas de cada companhia, então vamo lá:

  • Para ele viajar contigo na cabine a Azul estipula até 5kg, a Latam 7kg e a Gol 10kg. Caso ele pese mais que isso, fica tranquilo, ele ainda pode ir viajar, porém vai estar no compartimento de carga.

Os valores para os pets que pesam menos e vão na CABINE ficam entre 200 e 250 reais POR TRECHO. Atenção, se seu voo for um POA – GRU – MCZ são 2 trechos na ida e 2 na volta certo? Então são 4 trechos no total, o que vale a 4 x 250= 1000 reais.

Já os valores para animais mais pesados que precisam ir no compartimento de carga aumenta conforme o peso, e aí cada companhia estipula um valor diferente.

Ah e fica de olho, as companhias não permitem algumas raças: 

A Gol restringe as seguintes raças:

  • Raças de cães não permitidas: Boston terrier, Boxer, Buldogue americano, Buldogue francês, Buldogue inglês, American bully, Cavalier King Charles spaniel, Chow-chow, Dogue de Bordeaux, Griffon de Bruxelas, Lhasa apso, Pug, Pug chinês, Pug holandês, Pequinês, Shih-tzu etc.
  • Raças de gatos não permitidas: Burmês, Exótico, Himalaio, Persa etc.

 

 

 

A Latam restringe as seguintres raças:

  • Affenpinscher, Boston terrier, Buldogue (todas as raças), Cane corso ou Mastim italiano, Chow-chow, Toy spaniel inglês, Griffon de Bruxelas, Spaniel japonês (Chin japonês), Lhasa apso, Mastim inglês, Pequinês, Pug ou Carlino (todas as raças), Shar-pei, Shih-tzu, Spaniel tibetano, Bull terrier, Bulldog americano, American bully, Akita in, Dogo argentino, Fila brasileiro, Pastor-da-Anatólia, Rottweiler, Tosa japonês, Staffordshire terrier americano (Amstaff), Staffordshire bull terrier inglês (Staffi), Pitbull terrier americano, Boxer, Bullmastiff, Dogue de Bordéus, Mastim napolitano, Dogue canário

A Azul não despacha animais no compartimento de carga, por isso animais que pesem até 5kg podem ir na cabine independente da raça. 

Se você ainda tiver dúvida, entre em contato com a companhia com a qual você comprou sua passagem ou veja aqui: LATAM, AZUL e GOL.

E lembre-se que essas informações são gerais e antes de viajar você precisa ligar para a CIA ou falar com o seu agente de viagem, para ter toda a documentação correta. 

No Comments

Leave a Reply