https://vaicomelas.com/
Bagagem

Mala de mão – Regras para a bagagem de mão em voos nacionais 2019

Desde que a lei de bagagem mudou em março de 2018, as companhias aéreas passaram a cobrar pela mala despachada, que antes estava inclusa na tarifa. Levar uma mala passou a custar R$ 60 por trecho, na média, se comprado antecipadamente no site da companhia.

Mala despachada | Valores e regras pelas companhias nacionais

Daí, a maioria dos viajantes correu para comprar sua malinha de mão para evitar esse custo extra. E com essa onda de minimalismo no ar, muitos aprenderam a viajar leve. Bem, não tão leve. O que aconteceu foi que a maioria tenta incluir na bagagem de mão tudo o que antes ia na mala de 23kg despachada. Como a fiscalização não era tão rígida nos aeroportos, os compartimentos para mala de mão dos aviões começaram a super-lotar, causando uma série de problemas.

Se você é um desses que tenta levar o máximo de coisas da bagagem de mão para não precisar despachar mala, fique atento! Um passageiro com excesso de bagagem de mão pode causar uma série de transtornos:

  1. Ocupar o espaço de outro passageiro, que fica sem lugar pra colocar a sua mala de mão;
  2. Fazer com que os comissários tenham que despachar algumas malas de última hora;
  3. Atrasar a saída do voo. (A companhia aérea paga multa quando isso acontece sabia?)

Esse tipo de situação se tornou frequente nos aeroportos do Brasil e, como resultado, as companhias aéreas resolveram intensificar a fiscalização com relação ao tamanho e peso das malas de mão.

Então, vamos entender as regras e evitar problemas?

Dicas para escolher a mala de mão ideal

Regras para a bagagem de mão em voos nacionais

Em primeiro lugar você deve se certificar que a sua mala está dentro dos limites permitidos. Esses limites da bagagem de mão são definidos por critérios de segurança para atender ao peso máximo de decolagem do avião e ações preventivas de segurança a bordo. Em voos domésticos, a bagagem não pode ser maior que 115 cm (considerando altura + comprimento + largura) e o peso máximo é de 10 kg.

As dimensões máximas são de 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura, largura e comprimento), incluindo bolsos, rodas e alça.

Antes de seguir, precisamos salientar um conceito bem importante e que precisa ser lembrado:

“OU”

Ou é uma Conjunção alterantiva que explime a ideia de exclusão, alternância, opção, escolha.
Ou um, ou outro.

Além da mala de mão, você pode levar um artigo pessoal, como uma bolsa ou uma mochila para notebook ou bolsa para bebê. Esse item extra, não pode ir lá em cima. Você deverá guardá-lo sob o assento dianteiro a sua frente. A menos que viaje na primeira fila ou em alguma das saídas de emergência. Da mesma forma que a mala, o item extra também possui limite de tamanho. As dimensões máximas são de 45 cm x 35 cm x 20 cm (altura, largura e comprimento).

Outros itens que você pode levar na cabine sem custos:

  • Cigarros eletrônicos que, de acordo com as regras da Anac(Agência Nacional de Aviação Civil), só podem ser transportados como bagagem de mão;
  • Uma jaqueta ou equivalente;
  • Um guarda-chuva de bolso sem ponta
  • Uma câmera fotográfica pequena;
  • Um par de binóculos;
  • Artigos de leitura (livros, revistas ou tablet);
  • Uma sacola pequena de duty free.

Se você é como a gente e gosta de evitar problemas, mede a tua mala de mão e se ver que vai precisar de mais espaço, despacha uma malinha, vai. Evita dores de cabeça e é bom pra todo mundo.

Um abraço e até o próximo voo.

2 Comments

Leave a Reply