Gravidez não é doença, já dizia a sábia pensadora Erica, mas viajar grávida exige alguns cuidados especiais para a saúde da mamãe e do bebê em uma viagem de avião.
É importante saber que cada cia aérea possui cuidados específicos, que no geral envolvem o período e a situação de saúde da mãe e do bebê no momento da viagem. No geral, os voos são permitidos normalmente para gestantes de até 27 semanas, sempre informando a cia. Esse é o período também que as seguradoras costumam cobrir a viagem, pois acima desse período gestacional já pode haver problemas maiores.
Após esse período, é exigido atestado médico permitindo a viagem, com vários dados:
– Origem e destino da viagem;
– Data dos voos;
– Tempo máximo de voo permitido;
– Estimativa da data de nascimento do bebê;
– Idade gestacional;
– Parecer médico.
Esse atestado geralmente é aceito até a 36° semana para gestações simples e até a 32° semana para gestações múltiplas. A partir disso, a maioria das companhias passa a exigir o MEDIF – um documento em que o médico comprova e autoriza o passageiro com alguma necessidade extra de embarcar. Vou deixar um link com esse documento aqui na descrição.
Esse documento precisa ser enviado para a área médica da companhia alguns dias antes do voo para permitir que você possa embarcar.
De mais, alguns cuidados básicos que as gestantes já estão acostumadas, como usar roupas confortáveis, estar bem alimentada, beber bastante água e não esqueça de pedir orientações para o seu obstetra para a sua segurança e a segurança do seu bebê.
Além do voo, preste atenção em todas as atividades que pretende fazer no destino e até mesmo a localização do seu hotel, para ficar confortável e ter uma viagem melhor.
No Comments