Fazer uma road trip em outro país parece um sonho né? O que muita gente esquece é que para dirigir no exterior é preciso ter em mãos, além da CNH brasileira, uma carteira internacional de habilitação. Veja com tirar a sua permissão internacional para dirigir (PID).
Mas o processo para tirar sua permissão internacional para dirigir aqui no Brasil é bem simples.
- Na maior parte do Brasil você precisa se dirigir a um CFC portando sua CNH, você obviamente tem que ter uma CNH brasileira válida para emitir a sua PID, junto com um comprovante de residência (original e cópia). Em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais você pode solicitar pela internet e receber pelos correios.
- Pague a taxa de emissão. A guia será gerada logo após a solicitação. O Detran de cada estado tem sua taxa específica e os valores variam de R$60 até R$612. Então, verifique diretamente com o CFC de sua preferência.
- Em cerca de 7 dias da solicitação o PID é liberado e pode ser retirado diretamente no balcão do CFC. A PID deve ser retirada obrigatoriamente no mesmo estado de registro da CNH. Caso tenha mudado, será preciso primeiro transferir o registro.
A validade da PID é de 3 anos ou até o vencimento da sua CNH (se esse prazo for menor que 3 anos). Contudo, se você viajou recentemente, não precisa emitir uma nova autorização, mas confira se a data de vencimento se estende até a data do seu retorno.
Um detalhe importante: sua PID só vale se você apresentar a CNH brasileira junto e seu passaporte.
Aqui uma dica importante é guardar os três documentos em uma mesma bolsa ou carteira para que a sua PID tenha validade no exterior. Veja nesse post o que não pode faltar na sua mala de viagem.
Se você tiver dúvidas, acessa a página do Detran, aqui. Ou ainda, escreva aqui embaixo que a gente te ajuda.
Outro item fundamental em viagens para o exterior é o seguro viagem, aproveite para conferir tudo sobre seguro viagem nesse outro post aqui.
No Comments