Muitos países do mundo exigem o Certificado Internacional de Vacinação da Febre Amarela para brasileiros que estão indo para lá. Isso por questões de segurança e para evitar possíveis epidemias. Até o inicio de 2019, a emissão desse certificado acontecia de forma muito manual.
No inicio de 2019 a Anvisa liberou a emissão do Certificado Internacional de Vacinação Online. Essa nova função facilita muito a vida dos viajantes e agora ficou muito mais prático e rápido. Se você quer saber como emitir seu Certificado Internacional de Vacinação Online, segue o nosso passo-a-passo que não vai ter erro.
Se você prefere uma aula em vídeo, temos também! Confere o nosso vídeo e fica tranquilo 😉
Passo 1: Faça a Vacina da Febre Amarela.
O Brasil já teve alguns casos de epidemias da doença, então, caso você já tenha feito a vacina e tenha tudo registrado na sua carteirinha, você poderá pular esse passo, já que a vacina é dose única. Se ainda não tomou a vacina é muito simples e rápido: os postos de saúde públicos oferecem a vacinação contra a doença e muitas clínicas particulares também. Então, é só escolher onde irá se vacinar e ir até lá com a sua carteirinha em mãos.
Passo 2: Acesse o site e faça seu cadastro.
Acesse esse link (https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-o-certificado-internacional-de-vacinacao-e-profilaxia) e clique em Solicitar.
Para iniciar você vai precisar se cadastrar com seu CPF, Nome Completo, Telefone e E-mail. Lembre que esse certificado é um documento internacional, então você precisa preencher os dados completos e corretos.
Na página seguinte, clique em “Criar Cadastro”. Depois de preencher os dados, confirme e aguarde um e-mail com um link, que levará você até um campo de criação de senha. Crie uma senha fácil e memorize ela, pois você precisará dela em seguida.
Passo 3: Solicitação do CIV
Com a senha nova em mãos, retorne à página de Login, e agora inclua seu CPF e em seguida a senha criada anteriormente.
Aí, é hora de preencher um formulário inicial com mais alguns dados pessoais para completar seu cadastro. Ao final desse pequeno formulário, você precisará anexar a imagem do seu documento de identidade, que poderá ser seu RG, CNH ou até o seu Passaporte.
Logo após, mais alguns dados, agora referente à sua vacina, serão solicitados. A data da vacina e o lote de fabricação são os dados que geralmente são exigidos. Da mesma forma, será necessário anexar a imagem do documento, dessa vez, frente e verso.
Passo 4: Confira seus dados
Confira seus dados e confirme que todos estão corretos para evitar que você precise refazer todo esse processo. Aí é só clicar em “Enviar Solicitação” e aguardar o retorno.
Passo 5: Aguarde um e-mail de confirmação
Assim que você tiver a aprovação do seu certificado, você receberá um E-mail confirmando, aí só precisa acessar novamente e imprimir o seu.
Nossa dica é que você anexe o seu CIV dentro do seu passaporte com um clips. Assim sempre que você precisar dele, saberá onde encontrar.
O meu destino exige o Certificado Internacional de Vacinação?
Se você tem dúvidas se precisa do CIV na sua viagem, verifique no site da ANVISA nesse link.
E aí, conseguiu emitir o seu? Se ficar com qualquer dúvida, escreve pra gente que vamos te ajudar.
Um abraço e até a próxima 😘
No Comments